Páscoa movimenta o varejo e potencializa diversos segmentos

Chocolate continua sendo o grande destaque da data, mas já divide espaço com outros produtos, mas ainda lidera as vendas.

Faltando poucos dias para a Páscoa, o comércio está otimista. No Beiramar Shopping, além de um tradicional evento temático no vão central, as operações preparam atrações para conquistar a atenção do consumidor para a data. Com muita concorrência no mercado, as empresas apostam nos sucessos dos anos anteriores, mas também inovam, com produtos estreando nos portfólios e com collabs. A Páscoa é a sexta data comemorativa mais relevante para o comércio no Brasil.

No tradicional Mundo do Chocolate Imperatriz, no vão central, o consumidor encontra uma grande variedade de produtos, nacionais e importados. Na estação a granel, uma grande variedade de chocolates é servida no copo. O cliente também pode montar a sua própria produção, com ovos de colher e bombons exclusivos, em uma área para escolha de embalagens e cestas. Além disso, o espaço conta também com as opções veganas, sem açúcar, sem lactose e sem glúten.

Na Cacau Show, por exemplo, os ovos temáticos são a aposta, como a linha especial da NBA.  Los Angeles Lakers, Golden State Warriors, Denver Nuggets, Boston Celtics, Miami Heat e Chicago Bulls foram as franquias escolhidas para a comemoração deste ano. Outra aposta é da coleção com ursinhos, que vem ganhando o carinho do público nos últimos anos. Na linha Dreams, novos sabores foram lançados: Crème Brûlée, uma sobremesa típica francesa, e a volta do sabor Torta de Maracujá. A linha infantil conta com lançamentos e com o retorno de figuras icônicas que fizeram história na última Páscoa, como o caso dos Ursinhos Carinhosos, que desta vez voltam em formato de pelúcias e pantufas. Os ovos dos personagens Chocomonstros têm mochilas como brinde. Além deles, pela primeira vez a empresa lança produtos de Cartoon Network, Snoopy e Garfield.

Famosa pelos sorvetes, a Bacio di Latte decidiu apostar na Páscoa com o sabor queridinho da vez: o pistache, que esgotou no Beiramar Shopping na primeira semana. Outra grande aposta são as barras de chocolate de pistache crocante e também o creme de pistache.

Na Kopenhagen, os lançamentos da marca na Linha Exagero são os sabores Língua de Gato Cookies & Cream, Coco Cremoso, Brownie e Doce de leite. Outros sabores que passam a integrar o mix de produtos são o Ovo Crocante, o Ovo Keep Kop Flocos de Arroz e o Ovo Deluxe, de chocolate ao leite, decorado com chocolate amargo e granulado ao leite. A empresa este ano apostou em colaborações com outras marcas para a Páscoa: o ovo Kung Fu Panda, de chocolate ao leite, vem com uma almofada temática de PO ou Tigresa; já o ovo em parceria com Wandinha Addams, de chocolate ao leite, acompanha um pote em formato de Mãozinha ou uma pelúcia da personagem-tema. As collabs não ficaram restrita ao universo infantil: o Ovo Arezzo Língua de Gato vem com uma exclusiva bolsa.

Na Lindt, entre as inovações da marca suíça para este ano, o grande destaque vai para o Pane di Pasqua, a versão do bolo de Páscoa da marca, com recheio de gotas de chocolate amargo e castanha de caju. Outro lançamento é o Ovo Creme de Avelã Crocante.

Na Bombow Bomboniere os clientes encontram linhas colecionáveis e doces temáticos, além das opções no a granel. Além disso, itens decorativos também estão atraindo muito a atenção do público, como cestinhas, ovos e balões temáticos.

Já na Le Boss Delicatessen as cestas continuam puxando as vendas, mas os ovos diferenciados, como da Havana e os importados também têm atraído o consumidor. 

A Casa Bauduco aposta em colombas, chocotone e panetones, aliados a produtos tradicionais para o período, como mini ovos e cenourinhas de chocolate.

Para os que buscam opções mais fitness, encontra no Beiramar Shopping a DNA Natural e Bio Mundo, com produtos e linhas especiais, tanto pra quem foge das calorias quanto para quem tem alguma intolerância alimentar.

Para os que buscam itens para ambientação da casa, Vivace e Camicado também estão totalmente preparadas para receber os clientes, registrando alta na procura de itens com memória afetiva.

Mas se engana quem pensa que os demais segmentos ficam para trás. Lojas de vestuário, principalmente infantis e com itens temáticos também estão sentindo o acréscimo nas vendas relacionadas com a Páscoa, assim como livraria. Muitos consumidores estão procurando presentes que tragam resgate da história e também conceitos para aproveitar em família.

Data potencializa todo o varejo

A superintendente do Beiramar Shopping destaca que a data contribui para o fomento na operação de vendas. “É um período em que o incremento não se restringe à comercialização de chocolates, mas impacta diretamente em todos os segmentos e gera um fluxo ainda maior no shopping”, destaca Leila Martins.

Pesquisa Fecomércio, Sindilojas Florianópolis, CNC e Abras

A pesquisa de intenção de compra para a Páscoa de 2024, divulgada pela Fecomércio, apontou um avanço na intenção de compra, fruto de uma estabilidade mostrada pela mídia, na situação econômica do país e que se reflete nos consumidores. O gasto médio nas compras obteve uma alta de 34,5% frente ao ano anterior, assim a média de gasto de um catarinense é de R$ 228,42, o maior índice desde que a pesquisa é realizada.

Ainda segundo a pesquisa, o chocolate passou a dividir espaço com brinquedos, calçados,  vestuário e flores. O presidente do Sindilojas Florianópolis, Marcelo May Philippi, reforça que a data vem ganhando cada vez mais força com a pluralidade das compras. “O chocolate ainda é o carro-chefe, mas já existem fortes campanhas, nos mais variados segmentos e que fortalecem ainda mais as opções de compra no comércio varejista”, explica.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta um crescimento de 4,5% na comparação com o ano passado, já descontada a inflação, abrangendo itens característicos como chocolate, bacalhau e vinhos. Ainda segundo a pesquisa, Santa Catarina está entre os estados com maior destaque em relação a evolução anual do volume de vendas, com projeção de 7,4%.

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) projeta que o consumo na Páscoa de 2024 deve crescer de 13% a 15% em volume na comparação com 2023. Ainda segundo a associação, há perspectiva de aumento do consumo de alimentos e bebidas.

Sobre o projeto

O projeto Conexões Sociais é a chancela do Beiramar Shopping que une as ações a projetos sociais com foco na educação de crianças e jovens, com a premissa de contribuir para o desenvolvimento da cidade, com enfoque na principal veia propulsora de um futuro melhor: o coração de nossas crianças. O projeto visa congregar lojistas e parceiros para o desenvolvimento de práticas que incentivem e fomentem a participação social das comunidades, despertando a vontade de ajudar o próximo e incentivando que cada cidadão cumpra seu papel social.

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